Arduino
Direto em vídeos no YouTube, TV ou celular, vemos diversos projetos de robôs, luzes RGB, próteses e outros conteúdos práticos envolvendo programação, hardware e eletrônica, não é mesmo? Independente do projeto, parece que é algo de outro mundo, super difícil e que você em casa, sem gastar nada, nunca poderia fazer. O Universo do Arduino veio pra solucionar o problema de quem tem o desejo de colocar a mão na massa e aprender programação e eletrônica praticando.
Para quem não conhece ainda, Arduino é um hardware Open Source que qualquer um pode programar gastando pouco ou nada, com uma alta curva de aprendizagem.
O Arduino nasceu de um projeto de pesquisa quando um professor queria ensinar eletrônica para seus alunos de design de forma barata, prática e de forma que eles entendessem bem o assunto. Deste modo então, nasceu uma plaquinha revolucionária no mundo da prototipação, eletrônica, hardware.
No mercado atual existem diversas placas, sendo as três principais a Nano, Mega 2560 e a UNO. Existem algumas diferenças entre elas como a quantidade de entradas e saídas, poder de processamento e o tamanho, porém, um ponto positivo é que entre todas elas, utiliza-se a mesma linguagem de programação o que garante que com pequenas adaptações, qualquer placa pode ser utilizada para rodar seus projetos.
Por ser Open Source, existem muitos projetos e conteúdos disponibilizados na Internet visando auxiliar e mostrar como iniciar no uso do Arduino e fazer parte desse magnífico mundo. Pensando em difundir ainda mais esse conhecimento, vamos criar uma série de conteúdos de como usá-lo. Espero que você se interesse nesse conteúdo e que ele seja proveitoso para o seu portfólios de projetos.
Deixe um comentário