Arduino – IDE 2.0

Arduino – IDE 2.0

Esse mês tivemos uma notícia muito interessante e muito importante para o universo maker, o lançamento da IDE 2.0 de desenvolvimento do Arduino.

Para quem não conhece, o termo IDE se refere ao ambiente de desenvolvimento integrado, local onde é realizado a programação e edição dos códigos que serão passados para o Arduino.

A primeira versão da IDE surgiu em 2005 e ao longo do tempo foram adicionadas melhorias ao projeto, porém a comunidade avançada ainda precisava de funções que a IDE ainda não oferecia.

Com o passar do tempo surgiram sistemas de terceiros que sanavam parte dessa necessidade, mas nada melhor que usar a própria IDE do Arduino, não é mesmo?

Em 2019 foi anunciado que tal ambiente seria desenvolvido e este ano ele chegou! A versão teste foi lançada e já pode se baixada diretamente no site do Arduino para sua utilização.

Apesar de jantar basicamente o mesmo visual, foi agregado a ela melhoria imprescindível como o auto-complete e a possibilidade de debugar o código.

Com tais melhorias, a IDE agora consegue realizar suas operações de forma ágil, rápida e de forma que todos os usuários, seja avançado ou inciante, se sintam satisfeitos na hora de realizar seu projeto.

Lembrando que essa é somente a versão beta do aplicativo e possivelmente virão mais coisas a serem agregadas a essa tão importante plataforma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *